Gabriel Grossi & Bebê Kramer

Gabriel Grossi

O gaitista brasiliense Gabriel Grossi já é considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo e percorre caminhos inusitados para inserir seu instrumento no rico universo da música brasileira. Além de fazer carreira solo, realizou gravações e shows no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes como Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Hermeto Pascoal, este uma de suas grandes influências.

Com cinco discos lançados, Gabriel vem recebendo aplausos do público e  críticas positivas dos especialistas. Seu disco de estréia, "Diz que fui por aí "(Delira Música), se destacou pela original concepção musical e pelo trabalho de composição e arranjos. Lançou depois o álbum Afinidade (Biscoito Fino), em duo com o grande violonista Marco Pereira, projeto elogiado pela crítica, do mesmo modo que seu terceiro cd, Arapuca (Delira Música), inspirado no universo do forró, onde ele alia a tradição da música instrumental ao gosto popular pelo ritmo dançante e vibrante do nordeste.

Em 2009 formou seu trio com os instrumentistas Guilherme Ribeiro (piano) e Sergio Machado (bateria). Com essa formação gravou o cd Horizonte (Delira Música), álbum preparado durante a turnê que realizou com o consagrado trombonista Raul de Souza. Nele Gabriel Grossi homenageia grandes mestres do sopro brasileiro: Raul, Maurício Einhorn e Paulo Moura. Em 2010 lançou em duo com o premiado guitarrista Diego Figueiredo o cd Zibididi, álbum composto exclusivamente por temas autorais.

Apesar de jovem, Gabriel já tem uma trajetória extensa. Paralelamente à sua carreira solo, estabelecida dentro e fora do país, e a todas as gravações e participações em trabalhos de grandes artistas da cena musical, é desde 2005 integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 como melhor grupo de música instrumental brasileiro e finalista do prêmio Grammy Latino por duas vezes consecutivas. Destacou-se também nos trabalhos como o que realizou ao lado do saudoso clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento, em 2010, e com as cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou cds e dvds.

Gabriel Grossi realiza com freqüência turnês pelo Brasil e exterior.     Como instrumentista e compositor já recebeu elogios de dois dos maiores representantes da harmônica mundial. Toots Thielemans o cita como um dos maiores gaitistas da atualidade e comenta: "Fiquei muito impressionado com Gabriel, é um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira". Mauricio Einhorn, seu ex-professor, também comenta: "É um gaitista espetacular, um músico de forte personalidade, movido por uma enorme paixão pela gaita e pela música. Me orgulho de ter participado deste brilhante cd (Diz que fui por aí)".

Bebê (Alessandro) Kramer é uma das revelações da música instrumental do Brasil. Aos 34 anos, começa a ser reconhecido no Brasil e no exterior como o maior acordeonista de sua geração. Além de virtuoso, sabe tirar do instrumento solos de bom gosto e criatividade. Compõe com clareza usando a expressão da sua fronteira inicial, que é o Rio Grande do Sul.

Bebê Kramer é influenciado por essa música do Continente, que começa  no sul  e migra para outros sotaques incorporados, mas  tendo por base uma maneira enérgica de tocar. Vem se apresentado com sucesso na Europa, onde vislumbram nele o representante de uma estética do frio fronteiriço e cortante que vai além do maneirismo trivial. Gaúcho de Vacaria, ele ganhou aos oito anos seu primeiro acordeon, e da invernada pelos campos das tradições, formou-se competindo nas Califórnias nativistas, até encontrar outros campos e outras músicas, principalmente Tom Jobim, Piazzolla e Hermeto Pascoal.

Bebê Kramer
Aos 17 anos, já em Florianópolis , surpreendia e chamava a atenção não só pelo acordeon, instrumento pouco usual para a maioria dos jovens, como por sua maneira de tocar. Seu universo musical expandiu-se pra além do estado e do país. Com a Banda Dr. Cipó, gravou três CD. O primeiro, já antológico, tem a maioria das músicas de sua autoria.  Bebê Kramer foi considerado pela crítica européia a revelação do Festival do Acordeon Mundial realizado na Áustria. Ali estavam mestres do instrumento como Richard Galeano. Com o Alessandro Kramer Trio, formado com Guinha Ramires e Alegre Corrêa, gravou na Áustria o CD Laçador, excursionando por diversos países e surpreendendo público e critica com a desenvoltura dessa música enraizada e ao mesmo tempo recriada e  temperada com muito  improviso.

Radicado no Rio de Janeiro, Bebê Kramer tem ampliado suas fronteiras musicais ao tocar ao lado de músicos como Paulo Moura, na última formação da banda do grande mestre, Silvério Pontes, Zé da Velha, Rogerio Caetano, Yamandu Costa, Gabriel Grossi, Marco Lobo, Arthur Maia, Moraes Moreira, Margarete Menezes, Antonio Villeroy, Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Armandinho, Marco Pereira, Hermeto Paschoal, Carlos Malta entre outros. Tem se apresentado com regularidade ao lado de Dominguinhos, Renato Borghetti, Osvaldinho do Acordeom e Luciano Maia no Encontro Brasileiro do Acordeom. Esse ano participa ao lado de Yamandu Costa da gravação de um DVD ao vivo, excursionando depois pela China e  Japão.

Kramer gravou um CD com o renomado acordeonista Toninho Ferragutti que se chama Como Manda o Figurino, que inclui composições dos dois músicos. O Duo Ferragutti/Kramer, como é conhecido, realizou mais de cem shows pelo Brasil em 2011 e 2012, excursionando pelo Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste, levando o acordeom aos quatro cantos do país,  e também ao Concertgebown na Holanda, ao Womad Festival um dos maiores festivais de World Music do mundo realizado na Austrália e Nova Zelândia, e embaixadas brasileiras na Espanha e Alemanha.

Recentemente gravou um CD ao lado do grande gaitista Gabriel Grossi, que também traz exclusivamente composições próprias, com perspectiva de shows e lançamentos pelo Brasil e exterior.


Serviço
Gabriel Grossi & Bebê Kramer
Clube do Choro - SDC, Bloco G, Eixo Monumental. Fone: (61) 3224-0599
De 24 a 26 de outubro, às 21h
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Classificação 14 anos




Categoria: Música Data: 24.10.2012 Local: Clube do Choro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasília, patrimônio mundial