Roteiro Jurídico

O Turismo Jurídico de Brasília é singular. Além de Centro Administrativo, a Capital de todos os brasileiros concentra os três Poderes da Nação: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes, harmônicos e essenciais para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
STF
Sede de todos os tribunais superiores, a cidade é um destino importante para a pesquisa e o aprendizado daqueles que buscam o aperfeiçoamento de uma vocação profissional e o despertar para a cidadania. O Roteiro Jurídico foi desenvolvido par atender os turistas interessados na área do Direito, proporcionando um contato direto com os órgãos e instituições onde são tomadas as principais decisões que interferem na vida de cada cidadão brasileiro.

ROTA DOS TRÊS PODERES
Propicia ao turista visitar os atrativos que atuam na promoção dos Três Poderes Constituídos da República, ressaltando a sua importância, assim como a origem, a missão, o funcionamento, a competência e a composição de cada Órgão a eles pertencente.
Os Três Poderes constituídos pelo Executivo, o Legislativo e o Judiciário, foram criados pela Constituição como os Poderes da União. São independentes e harmônicos entre si, não havendo um poder que se sobressaia sobre os outros no tocante a responsabilidades ou direitos. Como atrativos nessa rota podemos visitar o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

ROTA DA CIDADANIA
Proporciona ao visitante conhecer os órgãos que promovem a defesa dos direitos do cidadão e  vivenciar a trajetória das conquistas da Sociedade. Podemos iniciar pelo o Congresso Nacional, logo após seguir para o Ministério Público Federal/Procuradoria Geral da República, Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal e finalizar com o Tribunal de Contas da União.


ROTA DO EXECUTIVO

Percorre os órgãos que garantem e promovem as políticas de justiça social e as relações do Brasil com outros países. Como atrativos nessa rota, siga para a Advocacia Geral da União, Ministério da Justiça (Palácio da Justiça), Ministério das Relações Exteriores (Palácio Itamaraty) e Palácio do Planalto.
Itamaraty


ROTA DOS TRIBUNAIS

Os órgãos que compõem essa rota fazem parte da estrutura do Poder Judiciário e Legislativo. O visitante irá conhecer os tribunais que zelam pelo cumprimento da Constituição Federal e o Tribunal que fiscaliza as contas públicas da União, dos Estados e Territórios, como o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Superior Tribunal Militar, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Regional Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal de Contas da União.


ROTA GUARDIÃO DO CIDADÃO E DA SOCIEDADE

Propicia ao visitante conhecer as Instituições que cuidam da gestão pública em benefício do Cidadão e da Sociedade, aplicam as leis e promovem o exercício da Democracia. Os atrativos dessa rota são o Ministério Público Federal / Procuradoria Geral da República e Tribunal de Contas da União.

Brasília, patrimônio mundial